A partir do dia 24 de fevereiro, quando começa o ano letivo, não haverá mais transporte escolar gratuito para alunos da rede estadual de Santa Maria. A Secretaria de Educação suspendeu o convênio com o governo do Estado, pois, além do recurso estadual ser insuficiente, o serviço estaria onerando os cofres municipais.
_ Tudo que é aplicado em educação é investimento, mas muitas vezes deixávamos de atender a demandas urgentes do município e acabávamos cumprido com obrigações que eram do Estado _ afirma Silvana Guerino, secretária de Educação.
Conforme Silvana, o convênio, assinado em 2008, onerava os cofres da prefeitura, que repassava cerca de R$ 700 mil anuais para o transporte dos alunos, enquanto o Estado participava com R$ 364 mil.
Após o rompimento do termo de adesão, a 8ª Coordenadoria Regional de Educação (8ª CRE) garante que está agilizando licitações para que os alunos não percam o benefício.
_ Tentamos negociar, tentamos uma mediação para que não ocorresse o rompimento, mas infelizmente o convênio foi suspenso, então estamos providenciando a contratação de ônibus da rede estadual para garantir o serviço _ afirma Celita da Silva, coordenadora da 8ª CRE.